Agência France-Presse
postado em 21/10/2009 09:09
CABUL - O candidato Abdullah Abdullah, que enfrentará o presidente Hamid Karzai no segundo turno da controversa eleição presidencial afegã, pediu nesta quarta-feira (21/10) que a votação aconteça na data prevista, 7 de novembro.
[SAIBAMAIS]"À noite liguei para Karzai e o felicitei por ter aceitado a organização do segundo turno da eleição", declarou Abdullah em uma entrevista coletiva. Este foi o primeiro contato oficial entre os dois adversários desde a polêmica votação de 20 de agosto.
"Quanto ao segundo turno, meu único desejo é que aconteça na data prevista, em boas condições, tanto no plano da segurança como no da transparência", destacou Abdullah. "Não estou pressionado pela comunidade internacional para aceitar um tipo de saída", completou, ao mesmo tempo em que diplomatas mencionam a possibilidade de um acordo político entre Karzai e Abdullah, o que tornaria inútil um segundo turno.
Além da pequena participação (38,7%), o primeiro turno foi marcado por fraudes e depois por um conflito sobre como administrar a investigação das fraudes.