Agência France-Presse
postado em 21/10/2009 11:19
VARSÓVIA - O vice-presidente americano Joe Biden, que se encontra na Polônia, prestou uma homenagem aos combatentes judeus da insurreição do gueto de Varsóvia contra o exército da Alemanha nazista em 1943.
[SAIBAMAIS]Biden depositou uma coroa de flores com a inscrição "Em memória dos heróis da insurreição do gueto de Varsóvia" ao pé do imponente monumento erguido em 1948 no lugar onde foram travados os últimos combates. Depois, com a mão direita sobre o coração e ao lado de uma guarda de honra do exército polonês, Biden ouviu o toque de um clarim em homenagem aos mortos. Após a cerimônia, Biden conversou com o grande rabino da Polônia, Michael Schudrich.
Depois da invasão da Polônia em 1939, os nazistas isolaram os judeus em guetos, entre eles o de Varsóvia, povoado por 450.000 pessoas, entre eles judeus trazidos de outros países da Europa.
Cerca de 100 mil judeus morreram de fome e doenças, enquanto o resto foi deportado em 1942 para o campo de extermínio de Treblinka, construído pelos nazistas no nordeste da Polônia.