Agência France-Presse
postado em 21/10/2009 16:46
O traficante colombiano Diego Montoya, mais conhecido como Don Diego, foi condenado nesta quarta-feira a 45 anos de prisão durante o julgamento que enfrentou em Miami por tráfico de drogas, assassinatos e outros crimenes, informou à AFP a procuradoria-geral de justiça americana.
[SAIBAMAIS]Diego Montoya era um dos narcotraficantes mais procurados do mundo, até sua prisão, em 2007.
Chefiava o cartel do Norte del Vale - a última grande organização do narcotráfico colombiano e o maior fornecedor de cocaína e heroína para o mercado americano. Autoridades de Bogotá qualificaram a prisão dele, em 2007, de maior vitória na luta contra o narcotráfico desde a morte do chefão do cartel de Medellín, Pablo Escobar, e a prisão dos líderes do cartel de Cali, nos anos 90.
De acordo com o jornal colombiano El Tiempo, sua localização teria sido obtida por meio de um informante.
Em agosto de 2007, a Polícia Federal brasileira deteve outro traficante colombiano, Juan Carlos Ramírez Abadía, o Chupeta, numa casa de um condomínio de luxo em Aldeia da Serra, em São Paulo. Segundo algumas versões, ele seria subordinado a Dom Diego.
Entre os crimes atribuídos a Montoya está a participação no massacre de 1991 em Trujillo, no qual foram mortos um padre e 107 trabalhadores rurais. Alguns foram assassinados com uma motosserra.