Agência France-Presse
postado em 22/10/2009 14:30
BUCARESTE - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, obteve nesta quinta-feira (22/10) o apoio da Romênia ao novo projeto de escudos americanos, depois de, na véspera, a Polônia ter se declarado disposta a participar no projeto de defesa.
Washington recebe estas manifestações de apoio na véspera de uma reunião da Otan, nesta sexta na Eslováquia, na qual o secretário americano da Defesa, Robert Gates, deve expor a seus colegas da Aliança Atlântica os motivos e as consequências desta mudança de estratégia na defesa antimísseis.
"Agradecemos a aceita da Romênia da nova arquitetura de defesa antimísseis", afirmou Biden ao término de uma reunião com o presidente romeno Traian Basescu.
Na véspera, a Polônia se disse disposta a participar no novo projeto de escudo antimísseis americano na Europa Central depois que Washington abandonou o sistema de defesa da administração americana precedente.
"A Polônia considera muito interessante e necessário este conceito, este projeto denominado SM3, de uma nova configuração da defesa antimísseis", declarou o primeiro-ministro polonês Donald Tusk em coletiva conjunta com Biden, em Varsóvia.
Gates anunciou em setembro que Washington pretende posicionar um novo sistema antimísseis SM3 na Polônia e na República Tcheca em 2015, depois que o governo de Barack Obama decidiu abandonar un projeto da administração de George Bush ao qual a Rússia se opunha com firmeza.