postado em 22/10/2009 21:36
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta quinta-feira (22/10) a extradição do alemão Manfred Will, preso no Núcleo de Custódia da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Paulo, desde julho de 2008.
[SAIBAMAIS]Will é acusado de integrar uma quadrilha especializada em transportar drogas da América do Sul para a União Europeia e, em seu país, vai responder pelo crime de tráfico de entorpecentes e de associação para o tráfico. A defesa alegava que como o destino final das substâncias eram as cidades holandesas, e não as alemãs, Will não poderia ser processado em seu país de nascimento.
Caso Will esteja respondendo a algum processo no Brasil ou esteja cumprindo pena por alguma condenação, a extradição só ocorrerá após a conclusão do processo ou o cumprimento da pena, a menos que fique comprovado que a sua expulsão atende aos interesses brasileiros.
A Justiça alemã deverá deduzir da pena de Will o tempo que este permaneceu preso no Brasil. Segundo o relator do pedido de extradição, ministro Joaquim Barbosa, todos os requisitos formais para a concessão do pedido foram comprovados: não houve prescrição do crime e tanto a legislação brasileira quanto a alemã tipificam como crime a conduta de Will.