Agência France-Presse
postado em 23/10/2009 09:16
Pelo menos seis pessoas morreram e nove ficaram feridas nesta sexta-feira (23/10) em um atentado suicida contra um posto de controle militar da cidade paquistanesa de Kamra, 80 km ao oeste de Islamabad.
[SAIBAMAIS]"Foi um ataque suicida que matou seis pessoas, quatro civis e dois membros das Forças Aéreas Paquistanesas (FAP)", afirmou o chefe de polícia distrital, Fajar Sultan.
O homem-bomba detonou os explosivos quando estava parado em um posto de controle da principal estrada que leva à base aérea de Kamra, uma das mais importantes do país.
O ataque ainda não foi reinvindicado por nenhum grupo, mas é considerado pelas autoridades mais um de uma onda de atentados executados pelo Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) contra as Forças Armadas.
Horas depois um carro-bomba explodiu no estacionamento de um restaurante em Peshawar, a principal cidade do noroeste do Paquistão, e deixou 10 feridos. O ataque aconteceu no bairro residencial de Hayatabad.
Peshawar fica perto das zonas tribais com forte presença dos talibãs paquistaneses e dos extremistas ligados à Al-Qaeda. A cidade foi cenário de seis atentados nos últimos quatro meses.
O governo do Paquistão prometeu esmagar os talibãs e lançou uma ofensiva no sábado passado no Waziristão do Sul, reduto dos combatentes islamitas no coração das zonas tribais perto da fronteira com o Afeganistão.
Pelo menos 137 rebeldes e 18 soldados morreram desde o início da ofensiva, segundo fontes militares, ao mesmo tempo que mais de 120.000 civis abandonaram a região dos combates.
O Paquistão é cenário há mais de dois anos de uma onda de atentados sem precedentes, com quase 2.300 mortos.