Mundo

Obama declara emergência nacional por gripe suína

postado em 24/10/2009 13:48
O presidente americano Barack Obama proclamou estado de emergência nacional nos Estados Unidos devido à epidemia de gripe suína (H1N1), que já deixou mais de mil mortos no país, anunciou neste sábado a Casa Branca.

O decreto assinado na noite de sexta-feira qualifica a situação de "emergência nacional". Ele reforça a capacidade dos centros médicos de administrar o fluxo de pacientes contaminados pelo vírus, facilitando a condução de operações de emergência.

Neste documento, Obama destaca que "o forte crescimento do número de casos em todo o país pode prejudicar os serviços de saúde".

"Identificando rapidamente o vírus, instaurando medidas de saúde pública, informando os profissionais da saúde e o público, e desenvolvendo uma vacina eficiente, tomamos medidas enérgicas para amenizar o impacto da pandemia e proteger a saúde dos nossos cidadãos", acrescenta o presidente americano.

"Levando em consideração o avanço contínuo da pandemia, e para seguir preparando o país, tomamos medidas suplementares para facilitar nossa resposta à doença", prossegue o texto.

Em nota enviada ao Congresso, Obama explica que a medida de emergência foi tomada "para estarmos prontos na hipótese de um rápido aumento do número de casos no país, que poderia submergir os serviços de saúde".

A pandemia de gripe H1N1 deixou mais de 1.000 mortos e provocou pelo menos 20.000 internações nos Estados Unidos, destacaram na sexta-feira as autoridades federais americanas.

O vírus continua se propagando nos Estados Unidos. Até agora, 46 dos 50 estados do país foram atingidos. Milhões de pessoas contraíram a doença e o número de casos segue aumentando.

Thomas Frieden, diretor do Centro Federal de Controle e Prevenção das Doenças (CDC), lamentou na véspera a demora na entrega das vacinas, a única arma eficaz contra a pandemia, que atinge principalmente jovens adultos e crianças.

"Estamos agora num momento em que a disponibilidade das vacinas contra o vírus H1N1 é marcada por um aumento significativo, porém num ritmo muito lento", insistiu.

"Isso é frustrante para todos, e gostaríamos de contar agora com mais vacinas", afirmou o médico.

Na sexta-feira, o CDC tinha 16,1 milhões de doses de vacina prontas para entrega.

A gripe suína já matou pelo menos 5.000 pessoas em todo o mundo, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--> <-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} p {mso-margin-top-alt:auto; margin-right:0cm; mso-margin-bottom-alt:auto; margin-left:0cm; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> <--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação