Agência France-Presse
postado em 25/10/2009 17:54
A polícia informou neste domingo estar reexaminando elementos da investigação sobre a explosão em pleno voo de um avião da Pan Am sobre a aldeia de Lockerbie, na Escócia, em 1988.
O único condenado por este atentado, o líbio Abdelbaset al-Megrahi, foi recentemente libertado.
"Um novo exame do processo está em curso sobre as outras pessoas envolvidas no assassinato de 270 pessoas", afirma em um comunicado Patrick Shearer, chefe da polícia de Dumfries e Galloway, o condado do sudoeste da Escócia onde fica Lockerbie.
[SAIBAMAIS]Megrahi foi condenado em 2001 à prisão perpétua pelo atentado, mas a acusação sempre considerou impossível que ele tenha atuado sozinho. Ele foi solto em agosto por motivos de saúde. Sua libertação suscitou uma polêmica nos Estados Unidos, de onde vinham quase todas as 270 vítimas do atentado.
Shearer desmentiu, porém, que a investigação tenha sido reaberta, como afirmou o Sunday Times deste domingo.
"As informações da imprensa sugerindo uma reabertura da investigação policial são errôneas. O trabalho que está sendo realizado integra uma série de exames conduzida como parte de uma estratégia de investigação conforme a nossa determinação de apurar todas as pistas possíveis", explicou.