Agência France-Presse
postado em 27/10/2009 20:07
Congressistas republicanos e democratas manifestaram nesta terça-feira sua preocupação com a visita do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, ao Brasil, prevista para o final de novembro, a convite de Luiz Inácio Lula da Silva.
"Estou preocupado com as relações entre o presidente Lula e o presidente Ahmadinejad", declarou durante audiência no Congresso o chefe do subcomitê para América Latina, o democrata Eliot Engel.
[SAIBAMAIS]"Quando a Venezuela amplia sua relação com o Irã isto não me agrada, mas atribuo ao presidente (Hugo) Chávez e a sua maneira distorcida de ver o mundo, mas quando o Brasil amplia seus laços com o Irã" é algo preocupante.
"No futuro, acredito que será preciso ampliar nosso diálogo com o Brasil sobre os perigos que o Irã representa e alentar nossos amigos em Brasília a rever seus vínculos com Teerã".
O líder da bancada republicana no subcomitê, Connie Mack, foi mais incisivo e opinou que "o Brasil não deveria seguir a Venezuela" na aproximação com o Irã.
"É preciso prestar muita atenção a esta reunião entre Lula e Ahmadinejad", disse Mack, que apresentou com seu colega democrata Ron Klein um projeto de lei para incluir a Venezuela na lista de países patrocinadores do terrorismo.
Lula e Ahmadinejad se reuniram em setembro passado, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
A visita do presidente iraniano ao Brasil está prevista para os dias 23 e 24 de novembro.