Agência France-Presse
postado em 28/10/2009 16:13
A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou nesta quarta-feira que o líder cubano Fidel Castro, com quem conversou por mais de duas horas, "está maravilhoso, forte" e muito dinâmico".
"Mantivemos uma longa conversa", disse Chan em entrevista à imprensa ao final de uma visita de cinco dias a Cuba, para comentar seu encontro com Castro na tarde de terça-feira.
[SAIBAMAIS]O ex-presidente cubano, de 83 anos, afastado do poder por uma severa crise de saúde desde julho de 2006, recebeu Chan em sua residência, na zona oeste de Havana.
"Acompanhou-me até o portão da casa e era uma distância considerável. Sou mais jovem e me senti cansada, não ele", acrescentou a representante da OMS, de 62 anos.
Segundo Chan, durante o encontro, analisaram as respostas à gripe H1N1, "os desafios atuais e futuros" da mudança climática, a atenção aos portadores de deficiência e a situação de crianças com problemas de audição".
"Tenho que destacar a impressionante compreensão de Fidel Castro de saúde pública", afirmou a diretora da OMS, que elogiou seu compromisso com a saúde dos cubanos".
Ela brincou, até, que Castro conhece mais de saúde pública do que muitos médicos.
A visita de Chan é a terceira que Castro recebe em menos de uma semana, depois de se encontrar com o teólogo brasileiro Frei Betto e o vice-presidente do Equador, Lenin Moreno.