Agência France-Presse
postado em 30/10/2009 21:36
O calendário para o cumprimento do Acordo de Tegucigalpa/San Jose prevê a constituição de um governo de unidade nacional em Honduras até o dia 5 de novembro, segundo o texto que a AFP teve acesso nesta sexta-feira.
[SAIBAMAIS]O acordo, que entrou em vigor hoje, após ser firmado pelos representantes do presidente de fato, Roberto Micheletti, e do presidente deposto, Manuel Zelaya, já foi entregue ao Congresso Nacional, que deverá se pronunciar sobre a restituição de Zelaya, após consultar a Suprema Corte de Justiça, que não tem prazo para emitir seu parecer.
"A partir da assinatura do presente acordo e até o dia 5 de novembro será "conformado e instalado" o governo de Unidade e de Reconciliação Nacional.
O texto também prevê a entrega do poder, no dia 27 de janeiro de 2010, ao presidente eleito na votação de 29 de novembro.
O acordo estipula ainda para no primeiro semestre do próximo ano será instalada a Comissão da Verdade, cuja missão será investigar os acontecimentos ocorridos durante e após o golpe de Estado que derrubou Zelaya, no dia 28 de junho.