Agência France-Presse
postado em 01/11/2009 18:44
Os Estados Unidos vão apoiar o próximo presidente afegão, anunciou neste domingo (1/11) a secretária de Estado Hillary Clinton, que disse ter tomado nota da decisão do opositor Abdullah Abdullah de se retirar da corrida para o segundo turno, no dia 7 de novembro.
[SAIBAMAIS]"Agora, cabe às autoridades afegãs decidirem o caminho que levará o processo eleitoral a um resultado, em concordância com a constituição do Afeganistão", assinalou.
"Apoiaremos o próximo presidente e os moradores do Afeganistão, que buscam e merecem um futuro melhor", concluiu.
Mais cedo, David Axelrod, assessor do presidente Barack Obama, havia declarado que a retirada da candidatura de Abdullah Abdullah do segundo turno não mudava muito a situação.
"Abdullah exerceu seu direito, como candidato, de se retirar. Isto não traz muitas mudanças", afirmou Axelrod ao canal de televisão CBS.
"Acho que seu discurso foi moderado, deixando as portas abertas para que seus partidários também participem", comentou.
O candidato da oposição desistiu de participar do segundo turno eleitoral, deixando o caminho livre para a reeleição do atual presidente, Hamid Karzai, em meio a uma situação política incerta.
Depois da constatação de fraudes em massa no primeiro turno, Abdullah pediu durante a semana o afastamento do chefe da CEI, a entidade encarregada da organização e da contagem dos votos do pleito, considerado uma pessoa favorável a Karzai, e a suspensão de três ministros que, também, haviam feito campanha para o presidente.
Hamid Karzai obteve, no primeiro turno, em 20 de agosto passado, 49,67% dos votos; e Abdullah Abdullah, 30,59%.