Agência France-Presse
postado em 02/11/2009 12:20
Cerca de 4 mil delegados de mais de 180 países iniciaram nesta segunda-feira (2/11), em Barcelona, a fase final de negociação prévia à cúpula sobre o clima de dezembro em Copenhague, com a missão de encontrar opções claras para conseguir um novo acordo de luta contra o aquecimento.
[SAIBAMAIS]Barcelona é a última reunião da comunidade internacional sob patrocínio das Nações Unidas antes da conferência de Copenhague, de 7 a 18 de dezembro, cuja missão é concluir um novo acordo mundial de luta contra a mudança climática.
"O relógio já chegou quase a zero e, como sempre, o tempo voa", advertiu o chefe das ONU para a mudança climática, Yvo de Boer.
"Estes últimos cinco dias são críticos no caminho para o êxito em Copenhague. Têm que ser utilizados com sabedoria", acrescentou.
Durante o ato inaugural, a primeira vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández De la Vega, anunciou que a Espanha doará 100 milhões de euros adicionais até 2012 com o objetivo de ampliar os esforços na luta contra a mudança climática.