Agência France-Presse
postado em 04/11/2009 10:17
TEERÃ - Policiais e agentes à paisana dispersaram com gás lacrimogêneo um grupo de manifestantes da oposição que tentava se reunir no centro de Teerã nesta quarta-feira (4/11), no mesmo momento em que se realizava um evento oficial contra os Estados Unidos.
A polícia entrou em confronto com os manifestantes que mais uma vez tentavam protestar contra a reeleição, em junho, do presidente Mahmud Ahmadinejad. Vários manifestantes foram detidos.
Os oposicionistas gritavam "Allah Akbar" (Deus é grande) e "Morte ao ditador". O protesto ocorreu na Praça Haft-e Tir, apenas a alguns metros de um evento oficial, onde milhares de pessoas se reuniram perto da antiga embaixada americana no dia de 30 anos da tomada do edifício.
Em outra área de Teerã, na avenida que leva a Praça Haft-e Tir, dois grupos de manifestantes se enfrentaram, um da oposição e outro pró-Ahmadinejad. Partidários do governo gritavam "Morte à América" e a oposição respondeu "Morte à Rússia". A polícia também tentou dispersar o último grupo.
Centenas de policiais foram mobilizados na capital iraniana para garantir a segurança nesta quarta-feira, após os avisos das autoridades sobre a possibilidade de manifestações contra o governo.
Nos últimos dias, sites ligados à oposição pediram que opositores se reunissem em eventos contra Ahmadinejad. Diante da antiga embaixada americana, manifestantes agitavam bandeiras do Irã e gritavam os habituais motes: "Morte a Israel" e "Morte à América".