Agência France-Presse
postado em 04/11/2009 13:28
PARIS - Juízes e policiais rejeitaram nesta quarta-feira (4/11) uma sugestão do ministro francês do Interior, Brice Hortefeux, de impor um toque de recolher aos delinquentes menores de 13 anos, considerando-a "inaplicável".
O titular da pasta de Interior lançou na noite de terça-feira a ideia de aplicar "um toque de recolher a delinquentes" menores de 13 anos após indicar que "a proporção de menores (delinquentes) aumentou quase 5% em um ano, chegando a 18%". Segundo Hortefeux, a delinquência em jovens dessa idade "é cada vez mais violenta, com o uso de armas brancas e letais".
O Sindicato da Magistratura (SM, esquerda), considerou que a ideia de Hortefeux é "totalmente inaplicável", pois "é própria de uma política repressiva".
O maior sindicato policial (SGP-FO/Unidade Policial) afirmou que a proposta do ministro "é inaplicável", pois "o governo aposta na redução dos efetivos" policiais. "É uma medida para tranquilizar a população, mas devem nos dar os meios para concretizá-la", disse o segundo sindicato policial (Synergie).