Agência France-Presse
postado em 05/11/2009 15:55
O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, se ofereceu para renunciar ao cargo uma vez seja instalado o governo de unidade nacional, informou o líder da comissão de verificação do acordo que busca pôr fim à crise política hondurenha, o ex-presidente chileno Ricardo Lagos.
[SAIBAMAIS]"Uma vez constituído (o governo de unidade), é necessária a renúncia do presidente de fato, Roberto Micheletti. É um passo importante e, na conversa que tivemos com ele, ele ofereceu a renúncia. Por isso, queremos confiar que, assim que se instalar o governo de unidade nacional, Michelleti renunciará", afirmou.
"A partir de então, o governo de unidade nacional tem de trabalhar intensamento para tornar possível a outra parte do acordo, que é o pronunciamento do parlamento (...) para restituir o presidente Manuel Zelaya", acrescentou Lagos.
Ele esclareceu ainda que não está em debate por parte da comunidade internacional o entendimento de que Zelaya deve reassumir seu cargo ante algumas versões de que Micheletti teria a intenção de também liderar o governo de unidade nacional.