Agência France-Presse
postado em 06/11/2009 11:45
TEERÃ - O Irã deseja entregar à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) detalhes adicionais sobre seu programa de combustível nuclear, disse nesta sexta-feira (6/11) o chanceler Manouchehr Mottaki.
"Temos propostas e detalhes para acrescentar ao que já foi anunciado (à AIEA)", disse Mottaki, citado pela televisão estatal iraniana. "Temos três opções: um enriquecimento de 20% e produzir o combustível no Irã, comprá-lo no exterior ou trocar o urânio enriquecido a 3,5% para obter combustível enriquecido a 20%", acrescentou.
As potências estrangeiras "devem escolher entre as diferentes opções e a minha opinião é que eles participem de uma nova rodada de negociações", disse o chefe da diplomacia iraniana. "A República Islâmica do Irã considera tudo e esta proposição (o intercâmbio) também foi analisada", disse.
Em 21 de outubro, a AIEA propôs um acordo segundo o qual o Irã enriqueceria no exterior seu urânio enriquecido a baixo nível para obter combustível para o seu reator de pesquisas em Teerã, uma proposta destinada a apaziguar as preocupações internacionais sobre a questão nuclear do país.
Os outros três negociadores (EUA, Rússia, França) para este projeto já o aceitaram. Contudo, Teerã ainda não se manifestou, propondo novas conversações sobre a questão.