Mundo

Zelaya rejeita retomar diálogo com governo de fato

Agência France-Presse
postado em 06/11/2009 17:56
TEGUCIGALPA - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, que denuncia o fracasso do diálogo com o governo de fato, rejeitou nesta sexta-feira voltar à mesa de negociações para superar a crise política no país.

"Eles não querem cumprir os acordos", disse Zelaya na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde está refugiado desde que voltou a Honduras, no dia 21 de setembro.

Em declarações à Rádio Globo local, Zelaya destacou que "não tem mais compromisso com o diálogo" com o presidente de fato, Roberto Micheletti.

Zelaya convocou os membros da Frente de Resistência contra o Golpe de Estado, deflagrado em 28 de junho passado, para protestar de "forma pacífica", como já ocorria nas ruas de Tegucigalpa.

"Nossa luta é pacífica, fracassou o acordo por falta de cumprimento por parte de Micheletti", disse Zelaya.

O governo de fato pretende que as eleições programadas para o dia 29 de novembro acabem com a crise, mas Zelaya advertiu que sem sua restituição isto não vai ocorrer.

"Não quero eleições tipo Afeganistão para o meu país. Estão reprimindo o povo (...) e não há liberdade de pensamento".

"Não estou disposto a legitimar uma fraude, a legitimar uma imposição e a legalizar este golpe de Estado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação