Agência France-Presse
postado em 08/11/2009 10:02
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite deste sábado o plano para reformar a cobertura de saúde no país, dando ao presidente Barack Obama uma primeira vitória no Congresso neste ambicioso projeto político.Após 12 horas de debate, os legisladores votaram 220-215 a favor do plano de dez anos e de três trilhões de dólares para ampliar a cobertura de saúde para cerca de 36 milhões de americanos que atualmente não têm seguro médico.
Democratas na Câmara romperam em ovação e aplausos quando o projeto alcançou os 218 votos necessários para aprovação, às 23H07 (02H07 de Brasília).
Só um republicano votou a favor do projeto, Anh "Joseph" Cao. A Câmara também rejeitou a contraproposta de lei da oposição.
Em vez disso, se aprovou por 240 votos a 194 uma emenda proposta por um grupo de democratas que visava reforçar a proibição de utilizar fundos públicos para abortos, uma medida defendida pelo lado republicano.
O Senado deverá agora decidir sobre o plano de reforma.
Antes do início do debate, Obama se reuniu com os democratas na Câmara de Representantes para tentar convencer os indecisos a votarem em favor de seu projeto.
Em seu discurso, incentivou os políticos dizendo que "tais ocasiões, talvez, ocorram uma vez em cada geração".
Por sua vez, o presidente da Câmara, Nancy Pelosi, antecipou que "escreveremos a história hoje", enquanto cumprimentava as palavras de Obama.