Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 09:51
MIAMI - O furacão Ida perdeu força ao avançar pelo Golfo do México na manhã desta segunda-feira, depois de devastar parte da América Central e deixar 124 mortos em El Salvador. Ida foi sendo rebaixado à categoria 1, em uma escala que vai até 5, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que tem sede em Miami.
Segundo o NHC os ventos máximos sustentados da tempestade caíram a 150 quilômetros por hora no caminho para o noroeste, rumo à costa do Golfo do México, a uma velocidade de 26 km/h. Antes, o furacão também passou pela península mexicana de Yucatán, sem provocar danos consideráveis no balneário Cancún.
As autoridades meteorológicas emitiram um alerta de furacão para a costa norte do Golfo do México, de Pascagoula, no estado do Mississippi, a Indian Pass, na Flórida.
As chuvas provocadas pela passagem do Ida resultaram em grandes inundações em El Salvador, que mataram 124 pessoas, de acordo com a Defesa Civil. O presidente Mauricio Funes declarou estado de emergência. Às 9h GMT (7h de Brasília), Ida estava 460 km ao sul-sudeste da foz do rio Mississippi, segundo o NHC.
O centro meteorológico prevê que o fenômeno perderá força, mas pode chegar ainda como furacão à costa americana.