Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 10:38
CIDADE DO VATICANO - O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (9/11) a promulgação da Constituição Apostólica que permite a conversão coletiva ao catolicismo dos tradicionalistas anglicanos decepcionados com a visão extremamente progressista de sua igreja.
A Constituição Apostólica, divulgada oficialmente nesta segunda-feira, autoriza a criação de uma estrutura canônica específica para os novos "anglicanos católicos". "Responde assim aos muitos pedidos feitos à Santa Sé por grupos de sacerdotes e fiéis anglicanos de diferentes lugares do mundo", afirma o texto.
Com esta decisão, a igreja católica quer facilitar a entrada dos anglicanos contrários à evolução de sua própria igreja, sobretudo em temas como a abertura aos homossexuais e a ordenação de mulheres bispos, o que gerou grandes divisões.
O nome Constituição Apostólica denomina as leis mais importantes da igreja e delineia os princípios do catolicismo. Os anglicanos que desejam entrar para a igreja católica devem manifestar por escrito a vontade de aderir ao catecismo. O celibato dos padres deverá ser respeitado e a conversão dos sacerdotes anglicanos casados será examinada caso a caso, explica o texto. "Não implica de maneira alguma uma mudança da disciplina na igreja sobre o celibato sacerdotal", destaca o documento.