Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 11:47
GENEBRA - As negociações russo-americanas sobre o desarmamento nuclear foram reiniciadas nesta segunda-feira (9/11), em Genebra, e se prolongarão aproximadamente um mês em torno do tratado START que Moscou e Washington se comprometeram em substituir até o final do ano, informaram fontes russas.
As delegações dos dois países devem se reunir durante o período alternativamente nas sedes das missões russa e americana.
Esta é a oitava rodada de reuniões desde maio para chegar a um acordo sobre o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START), assinado em 1991 e que caduca em 5 de dezembro.
A menos de um mês para o fim deste prazo, as duas partes assinalaram avanços quanto a um acordo, convertido em símbolo da reativação das relações russo-americanas congeladas durante a época de Bush.
Segundo uma fonte do Kremlin citada pela imprensa russa, os dois ex-inimigos da Guerra Fria têm inclusive vontade de assinar o acordo antes que o presidente Barack Obama recebe o Prêmio Nobel da Paz em 10 de dezembro, coroando assim seu primeiro grande êxito em termos de política externa.