Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 19:47
A Casa Branca pediu nesta segunda-feira a rápida libertação de três americanos detidos no Irã sob acusação de espionagem, insistindo que eles são inocentes.Os três detidos, que foram presos em julho quando percorriam a fronteira com o Iraque, "são jovens inocentes, que deveriam ser libertados pelo governo iraniano. Sua libertação deve ser acelerada", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Três cidadãos americanos, detidos pelas forças de segurança iranianas em 31 de julho passado perto da fronteira com o Iraque, foram acusados de espionagem, informaram nesta segunda-feira fontes judiciais iranianas.
"A investigação sobre eles prossegue", declarou o procurador-geral de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi, citado pela agência Irna.
A secretária de Estado americano, Hillary Clinton, afirmou de Berlim que o Irã não tem provas para acusar de espionagem os três americanos.
"Acreditamos firmemente que não há provas para apoiar nenhuma acusação", disse Hillary Clinton.
"Reiteramos nosso pedido de que o governo iraniano tenha compaixão com estes três jovens e os libere", acrescentou a secretária de Estado americana.