Agência France-Presse
postado em 09/11/2009 20:35
Nova Orleans se preparava nesta segunda-feira para a chegada da tormenta tropical Ida, que, segundo as previsões, castigará a cidade com fortes ventos, após matar 130 pessoas em El Salvador, onde provocou inundações.Ida deve tocar a terra na costa do Mississippi na madrugada desta terça-feira, mas seus ventos já são sentidos da Louisiana à Flórida.
"Pedimos a todos que tomem precauções e vigiem as crianças", disse o governador da Louisiana, Bobby Jindal.
A maré poderá subir até 1,85m acima do normal, inundando as estradas das zonas mais baixas da Louisiana, advertiu o governador.
Os fortes ventos também poderão derrubar árvores e desativar linhas elétricas, disse Jindal.
As escolas da cidade permaneceram fechadas hoje, enquanto os motoristas eram aconselhados a evitar as estradas, especialmente a partir desta noite.
Nova Orleans ainda se recupera da devastação que sofreu em 2005, quando o furacão Katrina derrubou diques e inundou a maior parte dos bairros da cidade.
Ida, que no domingo era um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson (1 a 5), se transformou em tormenta tropical nesta segunda-feira, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Às 18H00 GMT, Ida estava 185 km a sudeste da foz do Mississippi, movendo-se para noroeste a cerca de 30 km/h, segundo o NHC.
Em El Salvador, Ida matou 130 pessoas com deslizamentos de terras e inundações, que destruíram ainda milhares de residências, provocando milhares de desabrigados e a decretação do estado de emergência no país.
Na Nicarágua, Ida destruiu 930 casas e deixou 13 mil desabrigados.
Nesta segunda-feira, ao passar pela península de Yucatán, Ida perdeu força e passou a tempestade tropical.