Agência France-Presse
postado em 10/11/2009 09:31
RAMALLAH - O presidente palestino Mahmud Abbas pode renunciar no caso de fracasso dos esforços americanos para reativar o processo de paz com Israel, o que deixaria a Autoridade Palestina em profunda crise, advertiram colaboradores do dirigente.
"O presidente Abbas não está brincando, não tem a intenção de se aferrar à presidência apenas pelo título. Quer ser presidente de um Estado palestino", declarou o negociador Saeb Erakat. "Se o presidente Abbas tiver a impressão de que seu projeto de criação de um Estado palestino está em perigo, e que Israel quer destruir a ideia de um Estado palestino, acredito que não ficará na presidência", completou. "Sem Estado palestino não existirá Autoridade Palestina", disse.
A ameaça de renúncia de Abbas foi confirmada por outro alto dirigente palestino que pediu anonimato. "Se o presidente Abbas renunciar, a Autoridade Palestina afundará, não haverá Autoridade Palestina nem nenhuma das instituições de um Estado palestino", declarou.
Abbas não vai disputar um segundo mandato nas eleições gerais palestinas, previstas para 24 de janeiro, em consequência do bloqueio do processo de paz.