Agência France-Presse
postado em 10/11/2009 11:19
CINGAPURA - O presidente americano Barack Obama pode se reunir no próximo fim de semana com o líder do regime militar de Mianmar, dentro de um encontro Asean-EUA posterior à cúpula da Apec, informa o governo de Cingapura.
"Os Estados Unidos decidiram que sua política a respeito da Asean (Associação de Nações da Ásia do Sudeste) não estará determinada por sua política com Mianmar", afirmou o chanceler de Cingapura, George Yeo.
A reunião anual de líderes da Apec acontecerá no sábado e domingo. "É um ponto de inflexão, porque até o momento as tentativas de celebrar uma reunião de cúpula (EUA-Asean) esbarravam na questão birmanesa", disse Yeo.
Após a reunião da Apec (Fórum de Cooperação Econômica de Ásia-Pacífico), os líderes dos 10 países da Asean, incluindo o primeiro-ministro birmanês Thein Sein, têm programada uma reunião sem precedentes com Obama.
O governo americano enviou na semana passada dois altos funcionários ao isolado país asiático para promover um novo diálogo político com a junta birmanesa, acusada de graves violações aos direitos humanos. Durante a visita, a líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi, mantida em prisão domiciliar pelo regime militar, apareceu em público em Yangun ao lado do subsecretário americano para a Ásia oriental e o Pacífico, Kurt Campbell.