Agência France-Presse
postado em 10/11/2009 17:22
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou acompanhado da primeira-dama Michelle nesta terça-feira à base militar de Fort Hood, no Texas, onde participará de uma cerimônia para homenagear as 13 vítimas fatais do tiroteio da última quinta-feira.
[SAIBAMAIS]O casal chegou pouco depois das 11H30 (17H30 GMT) à base, onde às 19H00 GMT assistirão à cerimônia, para a qual são esperadas cerca de 5.000 pessoas. Em entrevista à rede de televisão ABC, Obama disse que decidiu comparecer "para expressar pessoalmente a terrível compaixão que todos nós sentimos diante da perda destes jovens".
Muitos soldados uniformizados estão concentrados no quartel-general da base para participar do ato, enquanto algumas unidades entoavam cantos militares.
O funcionário de um hotel da cidade vizinha de Killeen contou à AFP que irá à cerimônia "porque (o drama) teve consequências sobre todos".
"E também para demonstrar meu respeto" às vítimas, explicou Stefan Schuck. "Haverá muitas lágrimas".
Entre as vítimas havia uma soldado de 21 anos grávida, além de militares que seriam embarcados para o Afeganistão e para o Iraque.
O autor do massacre é o major Nidal Malik Hasan, um muçulmano de 39 anos de origem palestina e psiquiatra especializado em estresse pós-traumático, que agiu só e permanece hospitalizado após ser baleado.