Agência France-Presse
postado em 12/11/2009 16:45
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta quinta-feira um endurecimento das regras migratórias, que prevê uma redução do número de profissões para as quais poderão ser contratados cidadãos não europeus.
[SAIBAMAIS]Em seu primeiro grande discurso sobre imigração, desde que assumiu o cargo, em junho de 2007, Brown prometeu endurecer os critérios do sistema em vigor, que permite determinar os que poderão trabalhar na Grã-Bretanha.
Brown defendeu o sistema de pontos, vigente desde o começo de 2008, determinando quais cidadãos de Estados não membros do Espaço Econômico Europeu (EEE, os 27 países da União Europeia, Islândia, Luxemburgo e Noruega) podem ir para o Reino Unido e em que condições. Este sistema contribuiu para reduzir em 44% a imigração, em 2008, acrescentou.
O primeiro-ministro anunciou que várias profissões (médicos especialistas, engenheiros civis, aeronautas, oficiais da marinha mercante) serão retirados da lista que permite aos empregadores britânicos contratar no exterior, devido à escassez de mão de obra local.
A lista voltará a ser reduzida no próximo ano, precisou.
Estas adaptações manterão a "flexibilidade" do sistema, explicou Brown, precisando que os migrantes altamente qualificados ou especializados continuavam sendo "essenciais" para a vitalidade econômica do país.