Agência France-Presse
postado em 13/11/2009 09:29
A Coreia do Norte pode obter segurança e prosperidade se cumprir a promessa de abandonar seu programa nuclear, afirmou o presidente americano, Barack Obama, em uma entrevista publicada nesta sexta-feira pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Ao ressaltar o perigo que as ambições atômicas do regime norte-coreano representa, o presidente dos Estados Unidos afirmou: "As negociações entre seis países por uma desnuclearização pacífica da península coreana podem levar segurança e prosperidade para a Coreia do Norte e à região".
A tensão aumentou consideravelmente na região depois que o regime de Pyongyang realizou no dia 25 de maio o segundo teste de uma bomba atômica. Além disso, o país testou vários mísseis de médio e longo alcance. O regime comunista também se retirou das negociações com Coreia do Sul, China, Japão, Estados Unidos e Rússia.
A Coreia do Norte impôs como condição para a retomadas das negociações um diálogo bilateral prévio com os Estados Unidos. "Estamos abertos a conversações bilaterais dentro das discussões a seis, mas somente se conduzirem a uma rápida retomada das negociações", declarou Obama, que inicia uma viagem pela Ásia de oito dias.