Agência France-Presse
postado em 13/11/2009 16:39
Milhares de seguidores do presidente venezuelano Hugo Chávez participaram nesta sexta-feira em Caracas e San Cristóbal, capital do estado fronteiriço de Táchira, de uma passeata contra a instalação de bases "ianques", na Colômbia, através do acordo militar entre Bogotá e Washington.
"Colombianos, acordem! Neguem-se a assinar este acordo, vocês não estão sozinhos", exclamou Ana Elisa Osorio, dirigente do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), organizador da passeata, na qual participaram membros do executivo venezuelano e o ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, e de Comércio, Eduardo Samán.
[SAIBAMAIS]"Nós os venezuelanos, desde a Revolução bolivariana, estamos atentos para sermos um suporte", afirmou Osorio.
Os manifestantes carregavam cartazes com mensagens como "Não queremos que a Colômbia seja o Israel da América Latina", "Não às bases ianques na Colômbia" e "Não queremos guerra, fora, bases".
"Eles (os colombianos) é que estão buscam a guerra, trazendo armas. A América Latina não quer uma guerra", destacou um dos manifestantes.
Domingo passado, Chávez pediu aos militares e ao povo venezuelano que se preparem para a guerra diante da ameaça que, segundo ele, representam as bases militares americanas, embora dias depois tenha negado que queira provocar um conflito armado com a Colômbia.