Mundo

Paquistão: 11 mortos em atentado suicida em Peshawar

Agência France-Presse
postado em 14/11/2009 15:14
Ao menos 11 pessoas morreram e mais de 25 foram feridas neste sábado (14/11) quando um camicase explodiu seu veículo carregado de explosivos em um posto de controle na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informaram responsáveis locais.

"Um camicase explodiu seu carro quando a polícia tentou revistá-lo em um posto de controle em um cruzamento importante dos arredores de Peshawar", disse o chefe da administração do distrito, Sahibzada Anis.

Um alto responsável policial, Mohammad Alim Shinwari, também confirmou que foi um atentado suicida.

O Movimento dos talibãs do Paquistão (TTP), que é alvo de uma ofensiva do exército em seu reduto do Waziristão do Sul, assumiu o atentado, assim como o cometido sexta-feira em Peshawar, que deixou 17 mortos e 39 feridos e devastou a sede do ISI, o serviço de inteligência paquistanês.

"Assumimos a responsabilidade dos ataques suicidas nas barragens rodoviárias de Bannu e Peshawar e contra a ISI. Vamos lançar tantos ataques que o presidente, o primeiro-ministro e o governador não poderão nem se sentar em seus palácios", declarou por telefone à AFP o porta-voz dos TTP, Azam Tariq.

Neste sábado, o policial Malik Jehangir, responsável do posto, contou à AFP que após ter identificado um veículo preto suspeito, enviou um policial para a inspeção.

"Eu vi que havia uma discussão com o motorista e, de repente, uma explosão me jogou no chão com estilhaços que me atravessaram as costas", contou,

Imagens da televisão ao vivo mostraram uma grande coluna de fumaça sobre o bairro de Pushta Khara em Peshawar e os restos de vários carros.

Peshawar é palco frequente de ataques e atentados, pois está no cinturão tribal paquistanês onde responsáveis americanos afirmaram que se refugiam membros da Al-Qaeda e onde há quatro semanas o exército de Islamabad realiza uma ampla ofensiva antitalibã.

Em 28 de outubro, 118 pessoas morreram em um ataque em um mercado lotado de Peshawar.

O Paquistão é palco de uma onda sem precedentes de atentados, cometidos em sua maioria por camicases do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), que causaram 2.500 mortes em pouco mais de dois anos.

Os ataques e atentados suicidas em todo o noroeste paquistanês mataram mais de 400 pessoas em um mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação