Agência France-Presse
postado em 16/11/2009 16:24
O Irã vai seguir enriquecendo urânio, avisou nesta segunda-feira seu representante na Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), qualificando de "repetitivo" o relatório da entidade, que pediu "maiores esclarecimentos" sobre o segundo centro nuclear do Irã.
[SAIBAMAIS]"O Irã vai continuar a exercer seu direito ao uso pacífico da energia nuclear e ao enriquecimento" de urânio, declarou Ali Asghar Soltanieh à agência de notícias iraniana Fars.
Soltanieh conclamou os países membros da AIEA a "parar com esta tendência repetitiva e tediosa". "Os relatórios da agência não têm nenhuma novidade", criticou.
A AIEA pediu nesta segunda-feira em seu último relatório "maiores esclarecimentos" sobre o segundo centro de enriquecimento de urânio construído em território iraniano.
As explicações dadas pelo Irã sobre a natureza e o objetivo deste centro nuclear, cuja construção não tinha sido previamente declarada, "necessitam mais esclarecimentos", segundo o relatório assinado pelo diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei.
O Irã revelou em setembro passado estar construindo um segundo centro de enriquecimento de urânio em seu território, 150 km ao sudoeste de Teerã, com capacidade para cerca de 8.000 centrífugas.
A revelação deste projeto em andamento provocou uma onda de indignação nos países ocidentais, que suspeitam o Irã de querer se dotar da arma nuclear.