Agência France-Presse
postado em 16/11/2009 17:38
A França e o Brasil propuseram nesta segunda-feira durante a cúpula da FAO em Roma "o debate e a aprovação rápida de um cronograma em dois anos" para a segurança alimentar mundial.
[SAIBAMAIS]"Este cronograma deverá ser aprovado por todos os atores, e terá que consolidar as visões prospectivas para uma alimentação duradoura, suficiente e saudável até 2050", disseram os ministros francês e brasileiro da Agricultura, Bruno Le Maire e Guilherme Cassel, em declaração comum.
"Ele deverá prever recomendações para melhorar a eficácia e a coordenação da ajuda", acrescentaram.
"Decidimos com o Brasil trabalhar juntos, tomar medidas concretas para favorecer o desenvolvimento e a independência agrícola no maior número possível de países, e para conseguir lutar concretamente contra a fome no mundo", declarou Le Maire à imprensa.
"Vamos trabalhar com três temas específicos", destacou o ministro francês, citando em primeiro lugar "a estabilização dos preços agrícolas e a regulação mundial dos mercados agrícolas".
Os dois outros temas são "a compra e a predação das terras agrícolas em diversas partes do mundo" e "o desenvolvimento sustentável".
"Depois de Copenhague, um novo esforço deverá ser dedicado à adaptação e à atenuação" do impacto do aquecimento global sobre a agricultura.