Agência France-Presse
postado em 17/11/2009 15:45
O secretário da Defesa americano Robert Gates proibiu a publicação de 44 fotos de soldados americanos infligindo maus-tratos a prisioneiros no Iraque ou no Afeganistão em virtude de uma lei adotada pelo Congresso no fim de outubro, segundo documentos judiciais.
[SAIBAMAIS]Em carta enviada à Suprema Corte dos Estados Unidos, da qual à AFP obteve uma cópia nesta terça-feira, o governo do presidente Barack Obama explicou que, "no dia 13 de novembro, o secretário (Gates) exerceu pessoalmente a autoridade que lhe é atribuída por lei sobre as 21 fotos que estão diante da Suprema Corte e de outras 23".
Tiradas entre os dias 11 de setembro de 2001 e 22 de janeiro de 2009, as fotos descrevem "o tratamento infligido ou sofrido por pessoas detidas após o 11 de setembro pelas Forças Armadas americanas fora dos Estados Unidos".
"A publicação destas fotos colocaria em perigo os cidadãos americanos, membros das Forças Armadas ou empregados pelos Estados Unidos, mobilizados fora do território", diz ainda a carta redigida pelo governo.
"Estamos decepcionados. Estas fotos constituem uma parte importante de nossos arquivos históricos e são cruciais no debate em curso sobre as responsabilidades" pelos maus-tratos sofridos pelos prisioneiros no Iraque e no Afeganistão, lamentou em comunicado a Associação de Defesa das Liberdades Civis (ACLU), que tinha conseguido na justiça a publicação das fotos.
O Pentágono parecia disposto a publicar as fotos, mas, no dia 13 de maio, Obama decidiu voltar atrás, argumentando que tal medida poderia "alimentar mais ainda os sentimentos antiamericanos e expor nossos soldados a um perigo maior".
O governo recorreu então à Suprema Corte para que proibisse a publicação. Porém, o Congresso foi ainda mais rápido e aprovou por unanimidade, no fim de outubro, uma cláusula na lei sobre o orçamento da Segurança Interna permitindo que o secretário da Defesa se recusasse a publicar este tipo de fotos se pudesse provar que são perigosas para os cidadãos americanos.