Agência France-Presse
postado em 18/11/2009 08:52
TEGUCIGALPA - O subsecretário de Estado adjunto para a América Latina dos Estados Unidos, Craig Kelly, se reuniu na terça-feira (17/11) à noite com as partes em conflito de Honduras para tentar encontrar uma solução pacífica para a crise institucional.
"A reunião tentou buscar soluções para nossos problemas e expressou o respaldo que os Estados Unidos estão dispostos a oferecer a Honduras", declarou Rafael Pineda, ministro da presidência do governo de fato, comandado por Roberto Micheletti.
"Fizemos uma ampla análise, especialmente do tema eleitoral e das contradições das relações entre Estados Unidos e Honduras", afirmou o presidente deposto Manuel Zelaya a rádio Globo. O subsecretário adjunto não falou com a imprensa.
"Kelly ratificou o conceito que está estipulado no ponto número cinco do Acordo, e que esta (a restituição de Zelaya) é uma decisão do Congresso, que será respeitada por ambas as partes", disse Pineda.
Após a assinatura do Acordo de Tegucigalpa/San José em 30 de outubro, os Estados Unidos manifestaram apoio às eleições gerais previstas para 29 de novembro, mesmo sem Zelaya no poder. A restituição ou não do presidente deposto será decidida pelo Congresso no dia 2 de dezembro, depois das eleições, anunciou o presidente do Legislativo, José Alfredo Saavedra.