Agência France-Presse
postado em 19/11/2009 11:35
WASHINGTON - O choque em março passado entre um submarino nuclear e um navio anfíbio americano no estreito de Ormuz poderia ter sido evitado, mas os marinheiros foram negligentes, segundo um informe da Marinha.
O choque entre o "USS Hartford" e o "USS New Orleans" em 20 de março foi uma "falha catastrófica" nas práticas de manejo e navegação no "Hartford", segundo o relatório, citado pela Navy Times. "Este acidente ocorreu devido à fraca e negligente liderança, que conduziu a uma preparação da tripulação e a um planejamento inadequados", destacou o relatório.
Os autores do documento revelaram que marinheiros a bordo do "USS New Orleans" administraram de forma desleixada sua embarcação e os que estavam encarregados da vigilância dormiram. "Trata-se de uma ocorrência que poderia ter sido evitada", escreveu o almirante John Harvey nas conclusões do relatório.
O acidente deixou 15 marinheiros feridos e provocou a rompimento do tanque de gasolina do "USS New Orleans", derramando 95.000 litros de diesel no mar.