Agência France-Presse
postado em 20/11/2009 10:02
HERAT - Dezoito pessoas morreram nesta sexta-feira (20/11) em dois atentados no Afeganistão, no dia seguinte à posse do presidente Hamid Karzai para um segundo mandato de cinco anos e num momento em que a violência se intensifica em todo o país.
O ataque mais sangrento ocorreu no centro da cidade de Farah, capital da província do mesmo nome no sudoeste do Afeghanistão, na área onde são carregados os caminhões que transportam diariamente mercadorias à metrópole de Herat, no noroeste do país. "Um kamikaze de moto cometeu atentado suicida perto da minha casa", declarou o governador da província, Rohul Amin Amin, que não foi atingido. "Quinze pessoas, 14 civis e um policial, morreram", acrescentou. O balanço anterior mencionava 12 mortos, sendo 11 civis e um policial.
Trinta e quatro pessoas foram feridas na explosão, algumas das quais estão em estado crítico, destacou o governador.
Além disso, três civis morreram quando uma bomba explodiu na passagem de seu veículo na província de Khost, perto da fronteira paquistanesa, no leste do país. Outras quatro pessoas ficcaram feridas. Todas as vítimas eram da mesma família, especificou o oficial de polícia Gul Dad.