Agência France-Presse
postado em 20/11/2009 10:08
COPENHAGUE - As autoridades sanitárias dinamarquesas anunciaram nesta sexta-feira (20/11) os dois primeiros casos mortais de gripe H1N1 no país. Um homem de cerca de 60 anos faleceu quarta-feira no hospital de Hvidovre (noroeste de Copenhague). Ele integrava um grupo considerado de risco, destacaram as autoridades em comunicado.
As autoridades anunciaram em seguida que a necropsia praticada em um homem de 30 anos morto no dia 12 confirmou a presença do vírus H1N1. A vítima tinha uma doença crônica grave. Trata-se do terceiro dinamarquês morto das consequências da gripe H1N1. O primeiro foi um caminhoneiro que faleceu em setembro passado na Noruega.
As autoridades lançaram no início deste mês uma campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1), que deverá atingir 1,1 milhão de dinamarqueses. As pessoas de três anos ou mais que sofrem de doenças crônicas são vacinadas em primeiro lugar, assim como os médicos, os enfermeiros e as que ocupam cargos importantes em diversos ministérios e na televisão.