Agência France-Presse
postado em 20/11/2009 12:22
RANCHI - Um grupo de maoístas rebeldes descarrilaram um trem de passageiros no estado de Jharkhand, leste da Índia, matando duas pessoas e ferindo mais de 40, informou a polícia indiana nesta sexta-feira (20/11).
Dois corpos foram encontrados em um dos vagões, que virou com o atentado, e 48 pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da polícia V.D. Ram, que deu uma entrevista na capital do estado, Ranchi. "Os maoístas atacaram e explodiram os trilhos entre estações na madrugada de quinta-feira", indicou Ram, acrescentando que dezenas de pessoas ainda podem estar presas nos escombros.
O trem ia do estado de Chattisgarh, também no leste, para Jharkhand, quando oito de seus 10 vagões descarrilaram na região sudeste do estado, depois que guerrilheiros detonaram bombas nos trilhos. O ataque, assim como outro atentado à bomba em uma mina no sul de Jharkhand nesta sexta-feira, acontecem poucas semanas antes das eleições estaduais, marcadas para o fim do mês.
Os rebeldes frequentemente escolhem como alvo de seus atentados trilhos ferroviários no "corredor vermelho" da região onde os maoístas estão concentrados, que cruza o norte e o leste da Índia, mas é difícil que haja vítimas fatais.
A rede de televisão NDTV especula que o alvo dos rebeldes pode ter sido um grupo de forças do governo, que viajava no trem atacado. "Os maoístas detonaram um explosivo de baixa intensidade em Meghatpur, mas não houve feridos", informou à AFP sobre este ataque um membro da polícia de Bhubhaneswar, capital do estado de Orissa, que pediu o anonimato.