Agência France-Presse
postado em 21/11/2009 08:55
A explosão deste sábado em uma mina de carvão do nordeste da China deixou pelo menos 42 mortos, informou a agência oficial Nova China, citando os socorristas. Sessenta e seis pessoas ainda estão dentro da mina, e os socorristas estão tentando resgatá-las.
O balanço anterior, divulgado pela televisão oficial chinesa (CCTV), mencionava 31 mortos e 82 pessoas presas dentro da mina. De acordo com fontes hospitalares citadas pela agência, pelo menos 29 pessoas foram internadas, seis delas em estado grave.
A explosão ocorreu neste sábado às 02H30 locais (16H30 de sexta-feira, pelo horário de Brasília), num momento em que 528 pessoas estavam dentro da mina. Segundo a Nova China, o vice-primeiro-ministro Zhang Dejiang é aguardado no local para dirigir as operações de resgate.
A mina fica perto da cidade de Hegang, na província de Heilongjiang, e produz 1,45 milhão de toneladas de carvão por ano. Ela pertence à companhia Heilongjiang Longway Mining, que se apresenta como a maior empresa do setor no nordeste da China. Os acidentes são frequentes nas minas chinesas, sobretudo nas minas de carvão, onde mais de 3.200 operários morreram no ano passado, segundo os números oficiais.