Agência France-Presse
postado em 22/11/2009 12:37
RAMALLAH - A Autoridade Palestina rejeitou uma nova proposta de retomada das negociações de paz com Israel, afirmando que o Estado hebreu precisa antes parar com a colonização, informou uma fonte palestina neste domingo."Israel sugeriu, através do governo americano, retomar as negociações" ampliando as áreas sob controle palestino na Cisjordânia ocupada", declarou à AFP um alto representante palestino.
"O motivo da recusa é que a Autoridade Palestina pede em primeiro lugar o fim da colonização na Cisjordânia e na parte leste de Jerusalém", acrescentou a fonte, que não quis ser identificada.
A colonização israelense dos territórios palestinos ocupados constitui o principal obstáculo à retomada das negociações de paz, paralisadas há um ano. Os palestinos pedem a interrupção completa das construções na Jerusalém Oriental antes de voltar à mesa de negociações, o que Israel se recusa a fazer.
De acordo com este responsável, a proposta israelense incluia a transferência à Autoridade Palestina de várias zonas da Cisjordânia atualmente controladas pelo Exército de Israel, a libertação de 400 prisioneiros palestinos e um congelamento parcial da colonização, mas não na parte leste de Jerusalém.
Questionado pela AFP, o negociador palestino Saeb Erakat, que se encontra neste momento na América Latina junto com o presidente Mahmud Abbas, se recusou a confirmar ou desmentir a informação.