Mundo

Morre o primeiro cosmonauta soviético civil e não filiado ao Partido Comunista

Agência France-Presse
postado em 22/11/2009 20:50
O engenheiro espacial Konstantin Feoktistov, primeiro cosmonauta soviético que não era militar nem afiliado ao Partido Comunista (PC), morreu no sábado aos 83 anos, indicou neste domingo (22/11) um comunicado da agência espacial russa Roskosmos.

Feoktistov foi "o único sem partido (não membro do PC) a realizar um voo no cosmos em toda a história da conquista espacial soviética", destacou o comunicado da Roskosmos.

Nascido em 7 de fevereiro de 1926, em Voronej (600 km a sudeste de Moscou), Feoktistov lutou na Segunda Guerra Mundial.

Feoktistov estudou na Universidade Tecnológica Bauman de Moscou e trabalhou em vários centros científicos antes de ser selecionado como cosmonauta em 1964.

Em 12 e 13 de outubro de 1964, Feoktistov participou de um voo de três tripulantes a bordo da primeira nave da série Voskhod, o primeiro em grupo e sem trajes espaciais, segundo o comunicado.

Konstantin Feoktistov tornou-se assim "o primeiro inventor de naves espaciais a testar a sua criação em condições reais", destaca a Roskomos.

Essa expedição valeu a Feoktistov a honra de Herói da União Soviética em 1964.

Três anos depois, o cosmonauta concluiu o doutorado em Ciências Técnicas.

Uma cratera da Lua leva o nome de Feoktistov, indicou o comunicado da Roskosmos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação