postado em 23/11/2009 11:05
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad desembarcou na manhã desta segunda-feira (23/11) na Base Aérea de Brasília. A chegada, por volta das 9h, ocorreu 30 minutos antes do previsto. Além do líder do Irã, estão também na comitiva empresários do setor petroquímico e assessores, que participarão do encontro entre Lula e Ahmadinejad.
[SAIBAMAIS]Esta é a primeira visita de um presidente iraniano no Brasil. Embora seja muito rápida (Ahmadinejad vai ficar pouco mais de 24 horas em Brasília), a visita tem como objetivo a assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e Irã na área de energia, petroquímica, alimentos e medicamentos. Porém, o principal ponto de interesse entre as nações deve girar em torno do petróleo.
A presença do polêmico líder não é aceita por todos os brasileiros. Ahmadinejad, em suas declarações, já deixou claro que tem dúvidas sobre o Holocausto e que considera o homossexualismo uma "aberração". Tais declarações revoltam entidades internacionais que defendem os direitos humanos.
Ontem, na orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, cerca de 300 pessoas se reuniram para realizar protestos contra a visita de Ahmadinejad. O grupo desfilou com roupas brancas e faixas com palavras de ordem. Balões e aves brancas foram soltos no ar durante a passeata.