Mundo

Próximo embaixador de Israel no Egito é filho de ex-espiã no Líbano

Agência France-Presse
postado em 23/11/2009 13:06
O próximo embaixador de Israel no Egito, Yitzhak Levanon, de 65 anos, é o filho de uma ex-espiã israelense condenada à morte nos anos 60 no Líbano, informaram nesta segunda-feira (23/11) fontes governamentais.

"A nomeação deste diplomata experiente deve ainda ser formalmente aprovada pelo governo, após o que ele substituirá Shalom Cohen", o embaixador atual, destacou um responsável do ministério das Relações Exteriores que pediu o anonimato.

"Levanon nasceu no Líbano, e sua mãe, Shulah Cohen-Kichik, que hoje tem 92 anos, foi torturada e condenada à morte pelas autoridades libanesas em 1961 por espionar durante 14 anos para Israel", explicou o responsável.

A ex-espiã recorreu à sentença e finalmente cumpriu uma pena de prisão até ser liberada graças a uma troca de prisioneiros feita após a guerra de junho de 1967 entre israelenses e árabes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação