Agência France-Presse
postado em 23/11/2009 16:22
O Centro Georges Pompidou, localizado no centro de Paris, ficou fechado ao público nesta segunda-feira devido a uma greve de seus funcionários, convocada por organizações sindicais diante da perspectiva de uma redução de pessoal e um ajuste do orçamento que recebe do Estado.
A greve foi aprovada em assembleia geral por quase unanimidade, indicaram os sindicatos envolvidos em comunicado.
Além deste movimento de protesto, que pode ser prolongado, os funcionários do Centro Pompidou enviaram uma carta semana passada ao ministro francês da Cultura, Frederic Mitterrand, "exigindo respostas claras sobre o futuro deste centro cultural parisiense que está à beira do asfixia financeira".
O pessoal do Centro Pompidou - também conhecido como Beaubourg, que abriga um Museu de Arte Moderna -, pediu respostas a Mitterrand sobre a aplicação, a partir de 1º de janeiro de 2010, de uma regra segundo a qual para cada duas pessoas aposentadas, somente uma será substituída. O Centro Pompidou tem 1.100 empregados. A aplicação desta regra nos próximos dez anos significa a supressão de 400 postos de trabalho.