Agência France-Presse
postado em 25/11/2009 09:19
HEGANG - As equipes de socorro encontraram mais três corpos na mina do nordeste da China onde foi registrada uma explosão de gás no fim de semana, elevando o balanço da tragédia a 107 mortos.
Na terça-feira, o coordenador das equipes de resgate, Zhang Fucheng, declarou não ter esperanças de encontrar sobreviventes entre os mineiros ainda desaparecidos no incidente de sábado na mina Xinxing de Hegang, na província de Heilongjiang.
A tragédia na mina de Xinxing, uma das maiores e mais antigas do país, é a pior registrada na China em mais de quatro anos. Em agosto de 2005, 123 pessoas morreram na inundação de uma mina da província de Guangdong (sul).
Zhao Tiechui, número dois da administração estatal para a segurança no trabalho, atribuiu o problema a uma exploração excessiva, ao número de mineiros no fundo da mina e a uma ventilação insuficiente.
As minas chinesas estão entre as mais perigosas do mundo. Nelas morreram 3.200 pessoas em 2008, segundo dados oficiais. A China depende em 70% do carvão para seu consumo de energia.