Agência France-Presse
postado em 26/11/2009 08:33
CARACAS - Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmud Ahmadinejad, assinaram na quarta-feira em Caracas uma dúzia de acordos de cooperação, em áreas como eletricidade, moradia, agricultura e turismo.
Os acordos, elaborados por dirigentes dos governos venezuelano e iraniano, têm como objetivo estreitar ainda mais as relações políticas e econômicas entre os dois países, que se definem como "revolucionários" e opostos ao "imperialismo" americano.
Há acordos para fomentar a cooperação no setor elétrico e na preservação do meio ambiente, para estimular o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e o cultivo de espécies marinhas e para orientar a construção de 10.000 novas casas populares, que se somarão a outras 4 mil já em construção em diferentes estados venezuelanos.
Há ainda convênios para a construção de infraestrutura viária e melhorias do acesso à água potável, assim como para reativar a combalida indústria automobilística venezuelana. "Hoje o caminho está aberto, e eu só repito a vocês que qualquer trabalho que façam para o avanço da Venezuela significa trabalhar para o avanço do Irã", declarou Ahmadinejad, falando para uma plateia de empresários iranianos presentes à reunião presidencial.
Chávez e Ahmadinejad também inauguraram a sede do fundo único bilateral Venezuela-Irã, que contará com um capital de US$ 1 bilhão, aportado pelos dois países, para o fomento de projetos de cooperação.
Ahmadinejad chegou à Venezuela na terça-feira, depois de uma viagem pela América do Sul que incluiu visitas ao Brasil e à Bolívia. "Gostaria de lhe visitar no ano que vem em Teerã, para continuar dando impulso a esta irmandade histórica", afirmou Chávez, ao que Ahmadinejad respondeu: "Te espero em Teerã".