Agência France-Presse
postado em 27/11/2009 10:49
VIENA - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou nesta sexta-feira (27/11) em Viena, por ampla maioria, uma resolução condenatória ao Irã, informaram diplomatas em Viena.[SAIBAMAIS]Dos 35 países membros da agência nuclear da ONU, 25 votaram a favor da resolução, três contra e seis se abstiveram. O representante do Azerbaijão não compareceu à votação.
O documento aprovado foi apresentado pelas seis potências que negociam a questão nuclear com o Irã (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha).
O texto intima a República Islâmica a "suspender imediatamente" a construção da nova central de enriquecimento de urânio em uma montanha perto da cidade sagrada de Qom, que teve a existência ocultada até setembro.
Também exige que Teerã informe os objetivos da central e o calendário de realização, além de confirmar que não adotou nenhuma decisão sobre a construção ou autorização de qualquer instalação que não tenha sido informada à AIEA. A resolução será transmitida ao Conselho de Segurança da ONU.