Mundo

Papa pede a presidentes do Chile e Argentina que sigam trabalhando pela paz

Agência France-Presse
postado em 28/11/2009 16:04

ROMA - O Papa Bento XVI pediu neste sábado (28) no Vaticano às presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Michelle Bachelet, que continuem trabalhando pelo diálogo e pela paz durante a comemoração da assinatura h[a 25 anos do tratado de Beagle, que evitou uma guerra entre os dois países.

"É necessário perseverar a todo momento, com vontade firme e até as últimas conseqüências, para tentar resolver as controvérsias com a verdadeira vontade de diálogo e acordo", afirmou o Papa, ao elogiar o acordo alcançado entre os dois países em 29 de novembro de 1984 depois de longas e complexas negociações.

As presidentes foram recebidas no Vaticano com um protocolo excepcional e se reuniram sozinhas e separadamente por vinte minutos com o Papa antes de assistir na imponente Sala Clementina ao ato comemorativo da assinatura do tratado entre Argentina e Chile que pôs fim à divergência pelo Canal de Beagle.

Em seu discurso, Bento XVI reconheceu os esforços de seu antecessor, o papa João Paulo II, que teve papel fundamento na obtenção do acordo, por "seu incansável trabalho como mensageiro da paz".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação