Mundo

China e UE realizam cúpula centrada no clima e no valor da moeda chinesa

Agência France-Presse
postado em 28/11/2009 18:30
Pequim - A questão do clima será um temas mais importantes da cúpula que acontece entre China e União Europeia na segunda-feira (30/11), em Nankin (leste da China), dias depois de Pequim divulgar sua proposta para a conferência da ONU sobre o clima em Copenhague.

O primeiro-ministro Wen Jiabao receberá na capital da província de Jiangsu, 300 km de Xangai, o primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, que preside atualmente a União Europeia (UE), e o chefe da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Antes desta cúpula de um dia, Wen se reunirá neste domingo (29) com os principais dirigentes das finanças da zona euro para discutir outro ponto conflituoso, a valorização da moeda chinesa.

Os europeus temem que a taxa elevada do euro em relação ao iuane pese sobre as exportações para a China, desacelerando o ritmo da reativação econômica.

Para alguns observadores, Nankin será uma espécie de transição antes da entrada em funções do primeiro presidente permanente da UE, Herman Van Rompuy, e da britânica Catherine Ashton para dirigir sua diplomacia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação